top of page
  • Foto do escritorBamm Mídia

De mesacast a crimes reais: conheça diferentes tipos de podcast


Foto colorida em que vários tipos de microfone estão dispostos lado a lado em pedestais, simbolizando vários tipos de podcast

Quais são os seus tipos de podcast favoritos? Você adora entrevistas? Não perde uma novidade sobre esportes? Fascina-se com as histórias de crimes reais? Aprende muito com aulas de educação à distância? Se diverte com perguntas e respostas?


A primeira coisa que precisamos ter em mente quando falamos de tipos de podcast é que existem formatos e temas. Em geral, as duas coisas se misturam. É natural que isso aconteça, já que alguns temas aparecem mais em certos formatos e vice-versa.


Neste artigo você vai entender direitinho essa diferença e também conhecer diversos formatos e temas muito comuns nos podcasts da atualidade. Depois disso, prepare-se para expandir as possibilidades. Você vai perceber que dá pra fugir do comum e combinar temas e formatos de forma muito criativa. Vamos começar?


Tipos de podcast: a diferença entre tema e formato


Pense em um podcast sobre futebol. Você pensou em um grupo de pessoas, provavelmente especialistas no assunto ou até mesmo atletas, discutindo um determinado ponto sobre o esporte? Ou comentando uma partida? Se a resposta for sim, você imaginou algo próximo do que conhecemos popularmente como “mesacast”.


Agora imagine um podcast que conta histórias de astros do futebol. Em cada episódio, o narrador percorre a infância, a juventude e a trajetória profissional de um famoso jogador, ídolo de um grande time. Esta produção também é sobre futebol, mas em um outro formato.


Os temas são o assunto geral do podcast, a essência do conteúdo: saúde, games, História, música, tecnologia, cultura pop, empreendedorismo, Direito, política. O formato diz respeito à estrutura de apresentação desse conteúdo: entrevista, mesa-redonda, narração de histórias, audiocurso, entre outros.


Conhecer a diferença entre tema e formato é importante para ampliar nosso horizonte criativo. Quem pensa em produzir um podcast sobre futebol, por exemplo, pode acabar lembrando principalmente do mesacast, que é o formato mais comum nesse tema. Mas não o único. Por isso, não dá pra pensar em um só tipo de podcast sobre futebol.


Agora que você já sabe muito bem sobre essa diferença, pode imaginar que os temas são infinitos. Então, vamos conhecer os formatos mais comuns na atualidade.


Formatos de podcast da atualidade


Antes de continuar é preciso lembrar que os formatos de podcast não são regras rígidas de estrutura. Criamos categorias a partir de uma série de características comuns, mas elas devem ser vistas como guias que orientam a apresentação do conteúdo e não como estruturas imutáveis.


É justamente a flexibilidade que gera produções criativas e autênticas. Muitos podcasters optam por experimentar e inovar, combinando diferentes formatos para criar uma experiência única. Mesclar e adaptar formatos, longe de ser um erro, é um exemplo de uso inteligente das referências disponíveis.


Agora vamos conhecer alguns dos formatos de podcast mais comuns na atualidade.


Entrevista


É provável que você conheça e até seja ouvinte assíduo de um, ou vários, podcasts de entrevista. Eles são muito comuns na podosfera. Basicamente, contam com uma pessoa apresentadora que recebe outra para uma conversa. A primeira faz perguntas e a segunda responde.


É um formato que permite explorar uma ampla variedade de temas, desde a trajetória pessoal até o assunto de expertise de quem participa da entrevista. E mesmo sendo um formato bem consolidado, encontramos especificidades. 


Foto colorida em que uma mulher branca e um homem negro participam do tipo de podcast entrevista. Eles estão sentados em lados opostos de uma mesa, um em frente ao outro, com microfones de gravação e fones supra-auriculares.

Alguns podcasters adotam um estilo mais estruturado, com um roteiro de perguntas preparado antecipadamente. Nesse caso, o direcionamento proporciona uma narrativa clara e, às vezes, até linear. Outras produções têm uma abordagem mais descontraída e improvisada, onde a conversa flui de forma mais orgânica e pode até levar a descobertas inesperadas.


Mesacast


Este provavelmente é o formato mais presente na podosfera atualmente. O termo mesacast é inspirado na mesa-redonda, em que várias pessoas se unem para debater um determinado assunto. Funciona da mesma forma no podcast.


A maioria dos mesacasts procura manter um clima dinâmico e descontraído, mais ou menos como um bate-papo entre amigos. Mesmo assim, há variações na estrutura.


Em alguns podcasts, todos os participantes são apresentadores e um deles é o responsável por conduzir a dinâmica e organizar a discussão. Em outros, dividem a condução sem uma liderança na conversa, digamos assim. O papo segue mais solto, permitindo que os participantes contribuam de maneira espontânea e informal.


Também há produções que contam com um ou dois apresentadores e a presença de convidados, muitas vezes especialistas no assunto debatido. Dessa forma, é possível avançar profundamente nos debates, a partir da diversidade de contribuições.


Pela natureza de bate-papo, esse formato permite a abordagem de uma infinidade de temas. Há mesacasts sobre esporte, política, parentalidade, televisão e muitos outros. Você certamente conhece vários, desde temas cotidianos até os mais reflexivos.


Narrativo ou Storytelling


Os podcasts narrativos são aqueles que contam histórias. É claro que também podemos contar histórias em uma entrevista ou bate-papo. A diferença é que os podcasts narrativos são roteirizados. Isso quer dizer que há uma estrutura pensada para levar o ouvinte para dentro da história: personagens, paisagens sonoras, trilhas e efeitos que constroem passagens de tempo.


E se você pensa que estamos falando de ficção, está certo. Mas histórias reais são as mais comuns nos podcasts narrativos atualmente.


O Pod Cooperar, por exemplo, produzido por nós para o movimento SomosCooop, conta a história de oito pessoas que tiveram a vida transformada pelo cooperativismo. Em cada episódio, o ouvinte é transportado para o universo da pessoa protagonista e conhece cada detalhe da origem, trajetória e da mudança vivida por ela.


Este é o formato queridinho aqui na Bamm. Nós amamos contar histórias envolventes e cativantes por meio do áudio. E também sabemos que podcasts narrativos são extremamente versáteis, dando asas à nossa criatividade. Veja alguns temas que se tornaram muito populares nesse formato, criando novos tipos de podcast.


  • Divulgação Científica. Muitos podcasts estruturam uma narrativa para contar histórias sobre descobertas científicas, avanços tecnológicos ou explorações inovadoras. Assim, conseguem traduzir conceitos científicos complexos de uma maneira acessível e fascinante.

  • Crimes Reais. Cada vez mais popular no Brasil, esse tipo de podcast mergulha em histórias verdadeiras de crimes, investigações e mistérios. A narração detalhada cria uma atmosfera de suspense, mantendo os ouvintes ávidos por mais informações.

  • Monólogos pessoais. Um único apresentador compartilha suas experiências, reflexões ou histórias pessoais. Essa abordagem cria uma conexão mais íntima entre o ouvinte e o narrador. E se você pensa que pode ser um pouco desanimado, conheça o nosso Viaja Nela e se surpreenda.

  • Ficção Científica. Explora mundos imaginários e histórias fantásticas. Esses podcasts costumam ser muitos ricos em elementos sonoros que intensificam a experiência auditiva.

  • Documentários. Oferecem uma visão profunda, resgatando fatos e perspectivas sobre eventos passados, biografias e episódios históricos. A narrativa envolvente transforma fatos históricos em experiências envolventes.


Jornalístico


Os podcasts jornalísticos buscam trazer notícias e análises atuais para os ouvintes, adaptando os princípios do jornalismo tradicional à podosfera. Mas, assim como em outros formatos, é possível identificar diferentes abordagens que refletem a diversidade de estilos jornalísticos.


Alguns podcasts adotam uma perspectiva mais tradicional, apresentando notícias com uma estrutura objetiva e factual, mais ou menos como em um boletim informativo. Outros são mais analíticos, incorporando discussões e comentários para fornecer uma visão aprofundada sobre os acontecimentos. 


Além disso, há podcasts jornalísticos que integram elementos de storytelling, contando histórias por trás das notícias para tornar o conteúdo mais envolvente e humano.


Audiocursos


Imagine uma sala de aula virtual, onde especialistas compartilham informações detalhadas sobre um determinado assunto. É mais ou menos isso que acontece nesse formato.


Alguns podcasts mantêm uma estrutura mais tradicional, seguindo um cronograma e apresentando informações de maneira sequencial e progressiva. Outros são mais dinâmicos, incorporando perguntas, exercícios práticos e até mesmo interações diretas dos ouvintes.


Podcasts de ensino de idiomas, por exemplo, são muito comuns atualmente. E também há cursos sobre ciências, habilidades práticas e palestras especializadas. Essa variedade permite que os ouvintes escolham audiocursos que se alinhem aos seus interesses e objetivos educacionais, tornando o aprendizado mais personalizado e acessível.


Como escolher entre tantos tipos de podcast?


Afinal, como encontrar o match perfeito entre tema e formato? A nossa dica é: pesquise. Ouça vários podcasts. Amplie o repertório de referências.


Pensou em começar a produzir um podcast e já escolheu um tema? Procure saber quais formatos são mais comuns sobre esse assunto.


Gosta muito de um formato específico? Pesquise podcasts com essa abordagem e liste quais os temas mais comuns. Depois disso, entenda o que faz sentido para você.


E lembre-se: a ideia não é simplesmente reproduzi-los. Experimente misturar elementos de formatos diferentes. Podcasts que incorporam múltiplas referências conseguem oferecer uma experiência rica, mantendo os ouvintes interessados e engajados.


Agora que você já conhece vários tipos de podcast, esperamos que possa dar liberdade à criatividade e também à sua voz. Com essas referências, é hora de partir para o microfone.


E se você quiser ajuda para transformar sua ideia em um podcast atraente e impactante, conte conosco. Aproveite e agende uma reunião com a nossa equipe. Ou envie um e-mail para bammmidia@gmail.com, que entraremos em contato.


Imagem de capa: rorozoa/Freepik

Imagem entrevista: DC Studio/Freepik

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page