top of page
  • Foto do escritorBamm Mídia

Podcast de marca: cinco dicas para produzir com autenticidade

Atualizado: 22 de ago. de 2023


Em um fundo laranja, vemos uma imagem vetorial de um microfone para gravação de podcast na cor branca. Dele saem pequenos raios de cores diversas.

Os podcasts se tornaram uma poderosa ferramenta de branding para empresas de todos os setores. Com a constante evolução da comunicação, um número cada vez maior de empresas integram podcasts próprios em suas estratégias de marketing. No entanto, enquanto o podcast de marca oferece oportunidades inegáveis, também traz consigo um desafio importante: manter a autenticidade em meio ao desejo de promoção.

Ninguém escolhe ouvir um podcast que fale apenas das promoções e vantagens de uma marca. Para cativar a audiência é preciso equilibrar informação, emoção e utilidade ao produzir esse tipo de conteúdo. Mas antes que você comece a pensar se vale realmente a pena, eu te adianto que sim, e muito! Neste artigo, vamos te explicar os benefícios de contar com um podcast na sua estratégia de branding e dar cinco dicas poderosas para garantir que a comunicação seja autêntica e envolvente.

Por que apostar em podcast de marca?

São bons e muitos os motivos para incluir a mídia podcast entre as estratégias de branding da sua empresa. Aqui vão alguns deles:

Conexão com a audiência

Os podcasts permitem que as marcas se comuniquem de maneira mais pessoal. Voz e sons criam uma atmosfera de emoção e proximidade que pode ser mais eficaz do que um texto escrito ou uma imagem. Com isso, geram conexões mais fortes e autênticas e tendem a motivar maior engajamento.

Conteúdo de valor de forma leve

Entregar conteúdo de valor é um pilar central das estratégias de comunicação das empresas. No podcast de marca, você pode oferecer informações úteis para a audiência com entretenimento relevante. A marca constrói autoridade como fonte confiável de conhecimento e ainda será lembrada de forma descontraída.

O melhor do “on demand”

A possibilidade de consumir podcasts enquanto realiza outras tarefas é um dos motivos que fizeram essa mídia se tornar queridinha de muitas marcas. E isso vai além da flexibilidade. Ouvir podcasts enquanto está preso no trânsito ou realizando tarefas domésticas, por exemplo, pode tornar esses momentos bem mais agradáveis. Outro ponto pro podcast de nas possibilidades de associação positiva à marca.

Personalidade de marca

A voz, o estilo de comunicação e a abordagem dos assuntos em um podcast contribuem para a construção da personalidade da marca. Um bom exemplo é o Chamaê, podcast do Nubank apresentado pelo Emicida. Foram cinco episódios em que o cantor entrevistou convidados especiais sobre vida, trabalho, arte e música. Papos leves, descontraídos e cheios de reflexão. Uma ótima maneira de solidificar a identidade do Nubank e atrair ouvintes que compartilham os mesmos valores e interesses.

Alcance de novos públicos

Ouvintes de podcasts quase nunca ouvem um único produto. As plataformas de streaming tem recursos próprios de descoberta, permitindo que os ouvintes encontrem conteúdo relacionado aos seus interesses. É uma ótima oportunidade para as marcas alcançarem novos públicos, que podem não estar tão envolvidos em outros canais.

Custo-benefício

Você não precisa ser uma grande marca para produzir um podcast. É possível criar bons produtos sem grandes investimentos. Obviamente, o custo da produção depende do formato escolhido, da equipe envolvida e de alguma infraestrutura básica. Mas, com boas orientações e direcionamentos, você pode gravar no próprio local de trabalho com equipamentos de baixo custo.

Como produzir podcasts de marca com autenticidade?

Agora que você já sabe muito bem o quanto o podcast pode agregar às suas estratégias de branding, vamos falar sobre o que é preciso levar em conta para que essa comunicação aconteça de forma autêntica. Nós listamos aqui algumas dicas que vão te ajudar.

1. Conheça a sua audiência e o que ela ouve

Antes de mergulhar na produção de um podcast de marca, é muito importante ter informações sobre o seu público-alvo. Se você já tem uma persona para suas estratégias de branding, temos um bom começo. É preciso saber quem é a sua audiência ideal, quais são os interesses, preocupações e necessidades dela. O conteúdo do seu podcast deve ser construído em torno dessas informações.

Ao abordar tópicos que realmente importam para o público, criamos conexões mais genuínas e duradouras. E para acertar em cheio nos interesses da sua audiência, busque saber que podcasts ela ouve. Essas referências serão importantes para pensar formato, duração, ritmo e outros pontos importantes da sua produção.

2. Conte histórias autênticas

Histórias conectam. Uma das maneiras mais eficazes de transmitir a mensagem de sua marca é por meio delas. Em vez de focar apenas nos aspectos técnicos ou promocionais, compartilhe histórias reais que refletem os valores e a missão da sua marca. Pessoas se identificam com pessoas. Relatos humanizam a marca, tornando-a mais acessível e identificável para os ouvintes.

3. Pesquise diversos formatos

A autenticidade não se resume apenas ao conteúdo e também está na forma como você se comunica. Existem muitos formatos de podcast: entrevista, mesa-redonda, reportagem, documentário, contação de histórias, relato pessoal, entre outros. Para saber o que funciona para a sua marca, é interessante conhecê-los.

Pesquise e ouça quantas referências puder. E não se esqueça de evitar uma linguagem excessivamente corporativa ou jargões muito técnicos, que possam cansar os ouvintes.

4. Som também é conteúdo

Um bom trabalho de som é essencial para o sucesso de um podcast. Boa captação e criatividade no desenho de som são fundamentais. Que músicas e efeitos sonoros te ajudam a contar a história que você deseja? Não é obrigatório ter vinhetas, mas uma boa trilha de abertura, por exemplo, pode ajudar a manter a sua marca bem viva na memória dos ouvintes.

5. Promova a participação da audiência

Incentivar a participação do público é uma maneira poderosa de construir autenticidade. Você pode fazer isso com perguntas, pedidos de sugestões de temas para os episódios e enquetes. Não se esqueça de responder os comentários e perguntas dos ouvintes. Isso mostra que a marca valoriza a opinião da audiência e está disposta a ouvi-la. Podcasts são poderosos formadores de comunidades. Aproveite!

Considere uma consultoria

Essas dicas são um valioso ponto de partida para construir um podcast de marca autêntico, que gere conexão e engajamento. Contratar uma consultoria especializada na produção de podcasts também pode ser uma boa decisão. Uma equipe experiente pode contribuir muito na hora de encontrar um tom autêntico e envolvente para a voz da sua marca.

Aqui na Bamm, podemos te ajudar a refinar o conceito e formato do seu podcast, aprimorar o roteiro, apresentar as melhores estratégias de distribuição e até mesmo oferecer suporte de edição e produção técnica.

Se você quer apoio na produção do seu podcast de marca, escreva para bammmidia@gmail.com e teremos satisfação em apresentar todas as alternativas que temos para te ajudar.


Imagem: Tumisu por Pixabay.

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page